quarta-feira, 19 de novembro de 2008

IRS elege representantes para o Conselho de Saúde

UNGRES terá assento no Conselho de Saúde da FHEMIG

Tomaram posse hoje pela manhã, dia 19, no Instituto Raul Soares (IRS), do Complexo de Saúde Mental, os representantes do Conselho de Saúde da Fhemig. Os integrantes foram eleitos durante plenária realizada no auditório da unidade, às 9 horas.

Representando os trabalhadores, foram eleitas Juliana Meireles Mota, titular, e Roberta Maraga de Lima, como suplente; pelos usuários, Thiago Henrique dos Santos, pela União Nacional de Grêmios Estudantis - UNGRES e Geraldo de Sousa Romano, pelo Conselho Nacional de Entidades - CONNACEN, e os gestores, Hélio Lauar de Barros e Telma de Ávila R. Nunes.
Até agora, cinco unidades da Fhemig já escolheram seus conselhos de saúde. As próximas plenárias serão no dia 25 de novembro, quando Hospital João XXIII e Hospital Galba Velloso votam seus representantes e, fechando esta etapa, no dia 27, o Hospital Eduardo de Menezes (HEM).

Os Conselhos de Saúde são órgãos colegiados deliberativos e permanentes do Sistema Único de Saúde – SUS, em cada esfera de governo. O processo do controle social na saúde pública tem sido considerado bem sucedido. Isso permitiu que houvesse uma maior descentralização dos conselhos, que também se estabelecem nas esferas regionais, locais e distritais.

O controle social garante a participação da sociedade organizada na gestão da saúde. Os conselhos devem atuar na formulação e proposição de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde, inclusive em seus aspectos econômicos e financeiros. Neste sentido, a Fhemig considera o controle social, que agora se concretiza em suas unidades, um importante aliado na busca contínua de melhorias – sejam assistenciais ou de gestão. A transparência e a discussão construtiva são importantes ferramentas neste processo.

Nenhum comentário: